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Há vários benefícios quando se faz uma boa caminhada. Tanto para o nosso corpo, como para a mente. Benefícios que vão desde a melhoria da circulação ao aumento da sensação de bem-estar.

Caminhar 30 minutos por dia auxilia na prevenção de doenças físicas e mentais. Por isso recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, de forma moderada.

Para que você se sinta mais animado para começar o seu dia praticando o exercício da caminhada, reunimos 08 benefícios desta prática que ajudarão a você compreender a importância que esta atitude traz para a sua vida.

1 – circulação
Caminhar faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, acarretando em uma melhora na circulação da hemoglobina e contribuindo com a dilatação de artérias, veias e vasos capilares, fazendo com que o transporte de oxigênio pelo organismo torne-se  mais eficiente. Além de tudo isso caminhar pode reduzir a pressão arterial por um dia depois da finalização do exercício. Durante a atividade física, há um aumento do fluxo de sangue, o que expande os vasos sanguíneos e diminui a pressão.
2. Pulmão
Ao praticar a atividade da caminhada com regularidade, as trocas gasosas ocorridas no pulmão tornam-se mais poderosas, fazendo com que uma maior quantidade de impurezas sejam eliminadas, deixando a região com menores quantidades de catarro e poeira.
3. Combate a osteoporose
Durante a caminhada o impacto dos pés com o chão, a compressão dos ossos da perna e a movimentação do esqueleto fazem com que os ossos recebam mais estímulos elétricos que facilitam a absorção de cálcio. Mesmo quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, a caminhada pode ajudar a conter o avanço da doença.
4. Depressão
Caminhar libera uma taxa maior de endorfina, o hormônio que proporciona a sensação de alegria e relaxamento. A partir do momento que a pessoa torna a atividade um hábito, passa a produzir mais endorfina e se sentir mais animada.
5. Cérebro
Os benefícios da caminhada em relação ao antienvelhecimento também se estendem para o cérebro. Estudos apontam que o exercício ajuda a aumentar os circuitos cerebrais, o que reduz os riscos de problemas de memória e atenção.
6. Boa forma
Caminhar contribui para o bom funcionamento do metabolismo, já que a caminhada acarreta no aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração, fazendo com que o metabolismo também acelere. Isso sem contar que contribui para o emagrecimento, já que gasta-se mais energia ao caminhar, fazendo com que a demanda calórica também aumente.
7. Derrames e infartos
Caminhar ajuda a controlar a pressão sanguínea, evitando o entupimento das artérias, o que ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo ao diminuir a produção de gorduras ruins e aumentar a quantidade de HDL, o colesterol bom.
8. Diabetes
O hábito de caminhar pode ajudar a prevenir essa doença porque estimula a maior produção de insulina no corpo, hormônio responsável pela absorção da glicose pelas células. Sem contar que o hábito de caminhar pode ajudar a reverter o quadro de resistência à insulina no organismo, o que também contribui para combater à diabetes.